VINGADORES DO ESPAÇO

          Vingadores do Espaço (Space Giants, Goldar, Ambassador Magma) foi um seriado de TV japonês, do tipo tokusatsu, que foi transmitido no Brasil pela extinta Rede Tupi de Televisão no início dos anos 70. O programa foi produzido pela P-Productions e foi ao ar pela Fuji TV de 4 de julho de 1966 a 25 de seyembro de 1967, com um total de 52 episódios. Ele foi o primeiro programa de tokusatsu da TV japonesa a ser transmitido em cores, tendo ganho de Ultraman por apenas 6 dias. A história é baseada no mangá de Osamu Tezuka, o mesmo criador de Astroboy e do mangá de Fantomas.

          Tudo começou em 1960 com Tomio Sagisu, cartunista que trabalhava desde o final da Segunda Guerra Mundial sob o pseudônimo de Shoji Ushio. Sagisu desejava trabalhar em produções da televisão e do cinema e chegou a entrar em contato com Eiji Tusuburaya, o criador de Godzilla e Ultraman, com vistas a formação de uma sociedade. Ele acabou abrindo sua própria empresa, a P-Productions. Inicialmente a nova empresa produzia efeitos especiais para filmes de outras produtoras, posteriormente passando a produzir seus próprios filmes e programas de TV. Sagisu conseguiu convencer o criador de mangás Osamu Tezuka, que possuia sua própria produtora, a trabalhar junto na elaboração de um programa baseado no mangá de Tezuka, Ambassador Magma que havia estreado na edição de maio de 1965 da revista Shonen Gaho. O mangá Ambassador Magma continuou a ser publicado durante a exibição do programa na TV.

          Inicialmente Sagisu e Tezuka pensaram em produzir um anime para TV, e não um programa de tokusatsu, mas o sucesso do programa Ultra Q da Tsuburaya no primeiro semestre de 1966 mudou a opinião deles. Os roteiros foram escritos pelos roteiristas: Susumu Takahisa (que já havia feito o roteiro do filme Ogon Batto, de 1966); Shigeru Umeki; e Hiroyasu Yamaura. O diretor de efeitos especiais foi Yoshio Irie, que havia trabalhado no filme Godzilla de 1954. Uma coisa interessante foi o uso de animação sobreposta à ação ao vivo para os efeitos especiais. O responsável pela arte de animação foi o artista Yoshio Watanabe. Porém, o orçamento para efeitos especiais era muito pequeno, o que comprometeu a qualidade do trabalho.

         O programa conta as aventuras de uma família de robôs, Goldar, Silvar e Gam, que vivem dentro do que parece ser um vulcão extinto, chamado de Monte Olympian, com o velho Matuzem. Matuzem, oriundo do planeta ZFS, foi quem construiu Goldar, Silvar e Gam.

          Eles têm a capacidade de se transformarem em foguetes e voar. Isso significa que, provavelmente, Goldar é o primeiro "transformer" da história, 18 anos antes da franquia da Hasbro! Importante não confundir Goldar com o personagem homônimo da saga Transformers.

          Goldar é o maior, um gigante dourado com duas antenas na cabeça e um cabelo loiro e longo, abaixo dos ombros. Silvar é menor, com tamanho e aparência de um ser humano, de cor prateada. Gam é o robô-filho, criado por Matuzem, a pedido de Goldar e Silvar, após eles conhecerem o menino Miko. Gam e Miko tornam-se rapidamente amigos. Todos eles lutam contra o vilão Rodak, que deseja dominar a Terra. Miko possui um apito para chamar os heróis em caso de necessidade. Um sopro chama Gam, dois Silvar e três sopros chamam o próprio Goldar.

          Diferente dos programas similares Ultraman e Robô Gigante, cada episódio da série não envolve necessariamente uma batalha contra um monstro enviado por Rodak. Além disso, diferente desses outros seriados de tokusatsu, cujos personagens nunca falam - excessão Ultraman no primeiro episódio e no último da temporada, Goldar tem frequentes diálogos, tanto com Matuzem, Silvar, e Gam quanto com o menino Miko e mesmo com o vilão Rodak. O próprio Rodak é um vilão bastante complexo, que passa por mudanças de humor ao longo do seriado. A família do menino Miko também é mostrada no programa. Isso tudo permite dizer que Goldar é um programa com muito maior complexidade e profundidade de personagens que seus similares Ultraman e Robô Gigante, embora tecnicamente o programa fosse muito mais pobre, tendo efeitos especiais bastante limitados e defeitos que permitiam enxergar o ator dentro da roupa. De qualquer forma, o resultado final da produção do programa é bom e as histórias elaboradas e divertidas, embora a produção possa parecer simplória para os dias atuais.


Goldar - X-Plus

Raridade:

          Boneco raro! Produto licenciado pela Tezuka Productions & P-Productions. Feito em vinil macio de alta qualidade pela X-plus. O boneco foi lançado em 2009.






Abertura do programa