PERDIDOS NO ESPAÇO (LOST IN SPACE)

          Perdidos no Espaço (Lost in Space) foi a série de maior sucesso do diretor Irwin Allen -  o mesmo diretor de Inferno na Torre e dos seriados Tunel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar e Terra de Gigantes. O seriado foi produzido para televisão pela CBS, entre 1965 e 1968, tendo tido 3 temporadas.

          Concebida para ser uma espécie de "Família Robinson do Espaço", a série inicialmente seria chamada de "Space Family Robinson", lembrando o nome em inglês do livro famoso de Johann David Wyss, "The Swiss Family Robinson", que conta a história de uma família, chamada Robinson, que acaba sofrendo com um naufrágio durante uma viagem de barco, tendo de sobreviver em uma ilha isolada.

          A história da série contava as peripécias da Família Robinson, a bordo da nave Jupiter 2, após perderem o caminho para um planeta em Alfa Centauri, com o objetivo de colonizá-lo, devido à sabotagem perpetrada pelo Dr. Smith, um agente inimigo, que acaba preso na nave também. A trupe era completada pelo Robô que, junto com o Dr. Smith, foram de longe os melhores personagens da série. As aventuras ocorrem tanto no espaço, quando em planetas estranhos visitados pela Jupiter 2, enquanto o grupo tenta retornar ao planeta Terra.

          O elenco era de alto nível: Guy Williams como o Prof. John Robinson; June Lockhart como Maureen Robinson; Mark Goddard como Don West; Marta Kristen como Judy Robinson; Billy Mumy como Will Robinson; Angela Cartwright como Penny Robinson; e Jonathan Harris como o Dr. Zachary Smith.

          A primeira temporada explorou mais a ficção científica. A partir da segunda temporada o seriado passou a ser exibido em cores e as histórias ficaram mais fantasiosas e engraçadas, enfatizando o Dr. Smith e o Robô. Alguns episódios são obras primas, incluindo de forma balanceada ficção científica e uma mensagem moral. Este é o caso, por exemplo, do episódio "O Homem Dourado", da 2ª temporada, que é considerado o melhor episódio das 3 temporadas pela maioria dos aficionados. Outros episódios, particularmente da 3ª temporada, são bastante embaraçosos para a produção do programa, que chegou ao fundo do poço no quesito esquisitice. Este é o caso do inacreditável episódio "A Revolta das Plantas" da 3ª temporada - com certeza o pior e mais esquisito episódio das 3 temporadas.

          Para os efeitos especiais do programa, foi necessário construir o robô B-9 (de forma que pudesse ser "vestido" pelo ator Bob May que o interpretou), a Jupiter 2 (uma nave com dois pisos), o Charriot e o Space Pod, todos em tamanho natural e modelos em escala. Irwin Allen gastou cerca de US$ 600.000,00 no episódio piloto da série. Só a Jupiter 2 custou US$ 350.000,00. O robô B-9 foi criado por Robert Kinoshita, que havia criado antes Robby o Robô, para o filme Forbidden Planet de 1956. Aliás, Robby o Robô faz aparições em dois episódios do seriado.

          O tema musical de Perdidos no Espaço é atribuído nos créditos do seriado a "Johnny Williams", quem nada mais é que o consagrado maestro John Williams, autor dos temas musicais dos filmes ET, Indiana Jones, Star Wars, e tantos outros, em uma época em que ele não era muito conhecido e é chamado nos créditos pelo diminutivo.

          Frases famosas: "Não tem registro, não tem registro" e "cale-se sua estúpida lata de sardinha". Inesquecível!


Wacky Wobbler Bobble Head Robot B-9 da Funko

Raridade:




Réplicas em miniatura da Johnny Lightning

Raridade:

          Coleção completa Lost in Space da Johnny Lightning com 4 modelos die-cast, de 1989. Cada modelo é acompanhado na cartela (blister) por um clip do filme original do seriado.












Abertura da 3ª temporada 


Entrevista de Jonathan Harris/Cenas com o Robô