HOMEM ARANHA DA ATMA

          Homem Aranha é um super-herói da Marvel Comics criado por Stan Lee e Steve Ditko que estreou na revista Amazing Fantasy nº 15, edição de agosto de 1962.

          A Marvel Comics surgiu em 1939 como Timely Comics, publicando histórias em quadrinhos. Sua popularidade cresceu a partir da década de 60, quando assumiu o nome de Marvel e passou a publicar histórias em quadrinhos com personagens criados, em sua maioria, pelo desenhista Stan Lee. Ao final dos anos 60, a Marvel passou a produzir desenhos animados de seus personagens para a TV. O primeiro programa foi produzido em 1966, em parceria com Grantray-Lawrence/Krantz Films, com os heróis: O Incrível Hulk; Capitão América; O Poderoso Thor; Namor - O Príncipe Submarino; e O Homem de Ferro. Estes desenhos ficaram conhecidos como "animação-desanimada", pois eram tecnicamente pobres, sendo simples transposições dos desenhos das revistas para a tela da televisão. No Brasil, o programa foi ao ar pela extinta Rede Tupi com o nome de "Clube Marvel". Depois em 1967, a Marvel produziu, em parceria com os estúdios Hanna Barbera, os 4 Fantásticos, e em parceria com a Krantz Films, o Homem Aranha.

          A adaptação do Homem Aranha para a TV, com produção da Krantz Films, foi ao ar nos EUA de 1967 até 1970. A série teve 3 temporadas. A esta primeira adaptação do personagem para a TV seguiram-se outras em 1977, 1978, 1981, 1994, 1999, 2003, 2008 e 2012.

          Eu adorava este programa de 1967 - a animação era pobre, mas o resultado final muito bom para a imaginação de uma criança.

Boneco Homem Aranha da Atma

Raridade:

          Raríssimo boneco fabricado pela Atma no Brasil no final dos anos 60. A coleção ao qual pertence este boneco foi produzida originalmente pela Marx Toys. No Brasil, esta coleção foi lançada pela Atma com a substituição do boneco do Demolidor pelo Namor, pois o Demolidor era desconhecido na época pelo público brasileiro. Quando era criança tive este, o do Thor, o do Hulk e o do Homem de Ferro. Inesquecível!









          Depois de mais de 40 anos, tenho novamente nas minhas mãos este brinquedo que tanto me divertiu quando criança.




Página sobre esta coleção da Atma:


Episódio completo do Homem Aranha anos 60