FANTOMAS (1967)

             Fantomas, o Guerreiro da Justiça, Fantasmagórico (em espanhol) ou Fantaman (em japonês: Ogon Batto; literalmente "Morcego Dourado") é o personagem criado pelo escritor japonês Ichiro Suzuki e pelo ilustrador Takeo Nagamatsu em 1930, sendo considerado o primeiro grande super-herói japonês, e um dos mais antigos super-heróis da história (dos personagens de desenho animado pode-se excluir apenas Popeye, que apareceu em 1929, mas que não é um super-herói). Só para ter-se uma ideia, Fantomas ou Ogon Batto apareceu vários anos antes das primeiras aparições de Superman, na revista Action Comics n. 1 de 1938, e de Batman, que apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics n. 27 de 1939. O seu nome foi inspirado em uma marca de cigarros que era popular no Japão na época. Fantomas era originalmente um Kamishibai, teatro errante japonês de imagens narradas, tornando-se após um mangá, pelas mãos de Osamu Tezuka. Em 1950 e em 1966 foram lançados filmes de longa metragem sobre o personagem, produzidos pela Toei, e depois, em 1967, o seriado de televisão, produzido pela Tele-Cartoon Japan (a mesma que produziu Gigantor) e distribuído no Brasil pela Trans-Global com dublagem da Cinecastro. A versão para televisão do personagem foi uma criação do artista Daiji Kazumine.

          O personagem tem a aparência de um esqueleto humano dourado. Ele usa uma capa, vermelha por dentro e preta por fora, e carrega um bastão que emana raios destruidores e pode produzir terremotos. Ele anuncia-se, ao entrar em cena, através de um morceguinho dourado e sua risada macabra. Segundo a história do anime, Fantomas foi criado há milênios por sacerdotes do continente perdido de Atlântida e despertado de sua tumba pela menina Marie, filha adotiva do cientista Dr. Steel, então passando a protege-la em aventuras contra o vilão, Dr. Zero e seu braço direito, Gorgo. Fantomas possui uma contraparte maligna chamada Dr. Morte, com o qual luta na quarta dimensão, numa disputa de vida ou morte. Devemos dar crédito a Fantomas por ser o precursor de Naruto, Dragon Ball e todos os animes japoneses que fazem sucesso nos dias de hoje. Inesquecível...

Fantomas da IMAI - Edição Dourada

Raridade:

          Kit de montar (plastimodelismo) da IMAI. Este kit é uma edição limitada (Edição Dourada), de grande valor para a coleção. A IMAI foi um famoso fabricante japonês de brinquedos que fechou suas portas em 2002. Os produtos da IMAI são cobiçados por colecionadores. Este brinquedo foi fabricado nos anos 90.

Página sobre a IMAI:















Fantomas em Resina
Raridade:

Estátua de resina pintada a mão






Dr. Zero (Marusan)

Raridade:

           O vilão do anime Fantomas. Brinquedo japonês raríssimo fabricado nos anos 90 pela Marusan.

Página da Marusan:


Boneco com a embalagem (falta só o plástico)


 Embalagem do brinquedo


O boneco tem articulações nos ombros




Observe a característica garra na mão esquerda




O corpo do Dr. Zero é um veículo voador



O Dr. Zero possui 4 olhos e pode emitir raios mortais com ele.






Zerooooooooooooooo!


Primeiro Episódio