BATMAN 1966 - BATCAVERNA (BATCAVE)

          Com certeza, entre as coisas mais interessantes do seriado da TV estava a Batcaverna. Sempre filmada em um plano em que o Batmóvel aparecia ao centro, em frente a ele equipamentos como o Batcomputador, a esquerda os Batpostes, a direita a saída e ao fundo o Bat Reator Atômico. A criação da Batcaverna foi feita gradualmente nas revistas em quadrinhos da DC Comics, televisão e finalmente nos filmes para cinema. Na revista Batman nº 12, publicada em 1942, é mencionado um hangar secreto subterrâneo, onde era guardado o Batmóvel. Em 1943 é introduzido um laboratório contra o crime subterrâneo completo, intitulado Bat's Cave, com um entrada via uma passagem secreta no relógio do vovô, com direito a morcegos voando em volta. A Batcaverna fez sua estréia na revista Detective Comics nº 83, edição de janeiro de 1944. A Batcaverna contém tesouros que foram acumulados por Batman incluindo um Tiranossauro Rex mecânico, que apareceu na aventura "Dinosaur Island" da revista Batman nº 35, publicada em 1946, e uma moeda gigante, Lincoln Penny, que surgiu nas revistas World's Finest Comics nº 30, de 1947, e Detective Comics nº 158, de 1950! A Batcaverna do seriado da TV de 1966 custou 800.000 dólares e o cenário foi desmontado após o cancelamento do programa. A saída da Batcaverna 1966 foi gravada na famosa caverna Bronson, em Los Angeles, que também foi usada em diversos filmes do cinema, incluindo cena memorável do filme Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers) de 1956. Os Bat-postes foram criados para o programa de TV de 1966. Neste programa, a entrada da Batcaverna ficava atrás de uma estante de livros na Mansão Wayne, que deslizava para o lado revelando os Bat-postes sempre que era ativado um botão escondido no busto de William Shakespeare. As roupas de Bruce Wayne e Dick Grayson mudavam para as de Batman e Robin a medida que eles deslizavam para a Batcaverna pelos Bat-postes (santa magia Batman!). Diversos fabricantes de brinquedos produziram playsets e dioramas da Batcaverna: Mattel; Mego; Ideal; Eaglemoss Publications; Imaginex; etc.



Página sobre a evolução da Batcaverna nas revistas:
Batcaverna Vintage da Figures Toy
Raridade:

          Este brinquedo da Figures Toy Company, fabricado em 2015, é uma reprodução retrô fiel da Batcaverna fabricada pela Mego nos anos 70. A Mego é uma lenda entre os colecionadores de brinquedos. Seus playsets e bonecos de ação são inesquecíveis e valorizados. A reprodução feita pela Figures Toy foi um trabalho primoroso e merecedor de elogios.

Brinquedo original da Mego:

Página sobre o similar Figures Toy:
Caixa do brinquedo - imitando a caixa original da Mego






O brinquedo desmontado e fechado




Abrindo e montando


Fundo da Batcaverna com o Batposte




Brinquedo montado no chão


Batsinal (funciona com duas pilhas AA)


Batcomputador: usei uma reprodução, não o original que veio com o brinquedo






Batsinal



Reprodução do Batcomputador

Créditos: http://www.megomuseum.com/


Diorama da Batcaverna 1966
Raridade:

          Um brinquedo raro. Batmóvel e o diorama da Batcaverna da série clássica da TV, fabricado em 2013, da Eaglemoss Publications (Inglaterra). Acompanha a revista da Batman Automobilia line nº 2.

Veja também:





          Observe-se que, ao fundo, há uma imagem 3D mostrando o plano de fundo da Batcaverna com o Bat Reator Atômico.





Observação: Diorama - é um modo de apresentação artistica, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. A cena que pode ser uma paisagem, plantas, animais, eventos históricos, etc, é pintada sobre uma tela de fundo curvo, de tal maneira que simulem um contorno real. (fonte: Wikipedia)


Vídeo do Diorama da Bat-caverna 1966




Saída da Batcaverna